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A Escolha de Uma Profissão

Fundamentos teóricos dos sistemas psicológicos de Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Tema: A escolha de uma Profissão: Formação da Identidade Ocupacional em adolescentes.

     Como pessoas todos nós, elementos da natureza cumprimos o nosso ciclo. Naturalmente, quanto mais etapas pudermos atingir, experimentar, viver enfim, mas nosso ser no mundo será completo. Assim a escolha de uma profissão traz a perspectiva da possibilidade de completar mais ciclos na vida.

JUSTIFICATIVA
Na primeira intervenção feita com os adolescentes, foi constatado através de teste vocacional que os adolescentes têm certa dificuldade em mencionar preferências por ocupação, alguns levaram em consideração a remuneração de determinadas profissões como um fator principal para a escolha da mesma. Daí corre-se o risco do adolescente idealizar figuras sem base na realidade, confundindo, muitas vezes, a pessoa com o fazer, o sucesso ou a satisfação de outro no trabalho com as características do trabalho. Ou seja, pela identificação deixa de ver objetivamente as particularidades do fazer profissional e outros fatores que compõem este fazer.                                          
De acordo com Sarriera, Silva, Kabbas e Lópes, “... a necessidade de o jovem assumir compromissos e colocar-se frente à vida adulta significa uma profunda mudança de seu papel no mundo, levando-o a questionamentos, dúvidas e incertezas, o que Erikson denominou de “crise da identidade” no período da adolescência”.
Com base em Erikson, segundo Sarriera, Silva, Kabbas e Lópes, Márcia, J.E (1966) uma pesquisadora britânica “estudou empiricamente quatro modos de “estados de identidade” característicos da adolescência: “Identidade de Ganho”, “de Moratória”, “de Fase Emprestada” e “Difusa”.  Com base nessa pesquisa supomos que diante da intervenção anterior e os adolescentes encontram-se no estado da fase difusa. Desta forma iremos trabalhar em busca de suas características e interesses pessoais e profissionais, além de sentimentos e expectativa quanto ao futuro.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Propiciar aos adolescentes conhecer suas características na construção de uma identidade vocacional.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver de forma consciente a construção do pensamento de uma carreira profissional;
- Mostrar de forma dinâmica a intima relação entre “Quem sou eu?”, com a escolha vocacional “Quem eu quero ser”; em consonância com os interesses e habilidades dos adolescentes “o que eu gosto”.
- Levar informações sobre os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente na cidade;

REVISÃO DA LITERATURA
O projeto que desenvolveremos, refere-se à questão da Escolha de uma profissão. Será realizado no Bairro de Santana, para que possamos analisar qual a visão dos jovens adolescentes desta comunidade e quais as suas perspectivas em relação ao primeiro emprego. De que maneira esse fator interfere no modo de vida, na maneira de pensar e nas expectativas futuras dos jovens, tendo em vista que nos dias de hoje uma das dúvidas mais comuns entre adolescentes e jovens é a escolha da profissão.
Sabemos que depois de certa idade o jovem precisa encontrar uma maneira de garantir seu sustento, isso consiste em ter sua “independência”. Porém a escolha errada pode tornar-se “tempo perdido”, pois ao exercer uma profissão com a qual não se identifica o profissional pode não fazer um bom trabalho e viver insatisfeito profissionalmente causando prejuízos à sua empresa. Tal fator acarreta em problemas a este jovem, como cita Boch (2005 p. 23)

[...] a maior parte do tempo que temos no dia-a-dia é ocupada com trabalho, isto porque vivemos em uma sociedade capitalista dependente, que precisa acumular capital. Contudo a escolha de uma ocupação ou de uma profissão é de extrema importância para o jovem, ficando sobre sua responsabilidade de, considerando todas as condições, seus interesses e possibilidades, realizar sua escolha profissional [...]

Sem dúvida, o momento da escolha profissional é importante para o jovem, pois acaba sendo um momento de conflito. Pois como comenta Boch (2005), se nos imaginarmos em frente a uma vitrine de doces, tendo que escolher apenas um deles sem experimentá-los, seria como escolher seu futuro profissional, correndo o risco de escolher “um doce, o qual o sabor pode desagradar”, ou optar por aquele com um bom sabor, sendo que o trabalho ocupará a maior parte do tempo de sua vida.
Kimmel e Weiner (1998) citam que o jovem desenvolve normativamente sua identidade quando toma decisões ocupacionais de maneira mais racional e sistemática, marcada pela exploração vocacional e autoconfiança. À medida que tem oportunidades, vai reduzindo gradualmente a lista de possibilidades, decidindo por uma profissão que seja de seu interesse e compatível com suas aptidões. Entretanto, quanto mais difusa é a identidade do jovem, mais ele tende a evitar a exploração vocacional por completo, bem como tomar decisões quanto à escolha profissional. Caso as tome, opta pelo que acredita correto ou conveniente, sem reflexões mais aprofundadas.
Assim, percebemos que o desenvolvimento da identidade pessoal (quem eu sou?) tem íntima relação com a escolha vocacional (quem eu quero ser?) em consonância com os interesses e habilidades do adolescente (do que eu gosto?).A escolha ocupacional é, então, o reflexo de como o jovem lida com sua crise de identidade, lançando mão de suas capacidades em prol de uma atitude ocupacional. Esta “maneira” de lidar institui, portanto, a identidade ocupacional, que é um colocar-se no mundo de forma a responder aos anseios, expectativas e habilidades do “eu” adolescente, resultando na escolha de uma profissão.
No desenvolvimento da identidade ocupacional ocorre a análise do “contexto sociocultural”, das instituições, das organizações existentes, das tecnologias disponíveis etc...Relacionando-se às oportunidades que os adolescentes podem vivenciar, significando “quando, onde e como” será a profissão escolhida. O jovem está, portanto, na etapa da “exploração”, em busca de respostas à escolha profissional e da definição de seus projetos de vida.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Será feita uma dinâmica inicial que busca estabelecer um clima de descontração, ela é conhecida como “Encontrei uma nova profissão”.
Após esta atividade será feita uma elaboração de cartazes, para finalizar será feita uma lista de frequência e questionários para obtermos depoimentos dos adolescentes em relação à intervenção realizada. Para divulgação este evento será feita a visita à escola.




Projeto Interdisciplinar 2012

Equipe: 


Louryssa Gato
Vanusa Marques
Andrei Linhares
Andressa Panassollo e
Carla Trindade 



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