Fundamentos teóricos dos sistemas psicológicos de Psicologia do
Desenvolvimento Humano.
Tema: A escolha de uma Profissão:
Formação da Identidade Ocupacional em adolescentes.
Como
pessoas todos nós, elementos da natureza cumprimos o nosso ciclo. Naturalmente,
quanto mais etapas pudermos atingir, experimentar, viver enfim, mas nosso ser
no mundo será completo. Assim a escolha de uma profissão traz a perspectiva da
possibilidade de completar mais ciclos na vida.
JUSTIFICATIVA
Na
primeira intervenção feita com os adolescentes, foi constatado através de teste
vocacional que os adolescentes têm certa dificuldade em mencionar preferências
por ocupação, alguns levaram em consideração a remuneração de determinadas profissões
como um fator principal para a escolha da mesma. Daí corre-se o risco do
adolescente idealizar figuras sem base na realidade, confundindo, muitas vezes,
a pessoa com o fazer, o sucesso ou a satisfação de outro no trabalho com as características
do trabalho. Ou seja, pela identificação deixa de ver objetivamente as
particularidades do fazer profissional e outros fatores que compõem este fazer.
De
acordo com Sarriera, Silva, Kabbas e Lópes, “... a necessidade de o jovem
assumir compromissos e colocar-se frente à vida adulta significa uma profunda
mudança de seu papel no mundo, levando-o a questionamentos, dúvidas e
incertezas, o que Erikson denominou de “crise da identidade” no período da
adolescência”.
Com
base em Erikson, segundo Sarriera, Silva, Kabbas e Lópes, Márcia, J.E (1966)
uma pesquisadora britânica “estudou empiricamente quatro modos de “estados de
identidade” característicos da adolescência: “Identidade de Ganho”, “de
Moratória”, “de Fase Emprestada” e “Difusa”. Com base nessa pesquisa supomos que diante da
intervenção anterior e os adolescentes encontram-se no estado da fase difusa. Desta
forma iremos trabalhar em busca de suas características e interesses pessoais e
profissionais, além de sentimentos e expectativa quanto ao futuro.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Propiciar
aos adolescentes conhecer suas características na construção de uma identidade
vocacional.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver
de forma consciente a construção do pensamento de uma carreira profissional;
- Mostrar
de forma dinâmica a intima relação entre “Quem sou eu?”, com a escolha
vocacional “Quem eu quero ser”; em consonância com os interesses e habilidades
dos adolescentes “o que eu gosto”.
- Levar
informações sobre os cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente na
cidade;
REVISÃO DA LITERATURA
O projeto que
desenvolveremos, refere-se à questão da Escolha de uma profissão. Será
realizado no Bairro de Santana, para que possamos analisar qual a visão dos
jovens adolescentes desta comunidade e quais as suas perspectivas em relação ao
primeiro emprego. De que maneira esse fator interfere no modo de vida, na
maneira de pensar e nas expectativas futuras dos jovens, tendo em vista que nos
dias de hoje uma das dúvidas mais comuns entre adolescentes e jovens é a
escolha da profissão.
Sabemos que depois de
certa idade o jovem precisa encontrar uma maneira de garantir seu sustento,
isso consiste em ter sua “independência”. Porém a escolha errada pode tornar-se
“tempo perdido”, pois ao exercer uma profissão com a qual não se identifica o
profissional pode não fazer um bom trabalho e viver insatisfeito
profissionalmente causando prejuízos à sua empresa. Tal fator acarreta em
problemas a este jovem, como cita Boch (2005 p. 23)
[...] a maior parte do tempo que temos no
dia-a-dia é ocupada com trabalho, isto porque vivemos em uma sociedade
capitalista dependente, que precisa acumular capital. Contudo a escolha de uma
ocupação ou de uma profissão é de extrema importância para o jovem, ficando
sobre sua responsabilidade de, considerando todas as condições, seus interesses
e possibilidades, realizar sua escolha profissional [...]
Sem dúvida, o momento
da escolha profissional é importante para o jovem, pois acaba sendo um momento
de conflito. Pois como comenta Boch (2005), se nos imaginarmos em frente a uma
vitrine de doces, tendo que escolher apenas um deles sem experimentá-los, seria
como escolher seu futuro profissional, correndo o risco de escolher “um doce, o
qual o sabor pode desagradar”, ou optar por aquele com um bom sabor, sendo que
o trabalho ocupará a maior parte do tempo de sua vida.
Kimmel
e Weiner (1998) citam que o jovem desenvolve normativamente sua identidade
quando toma decisões ocupacionais de maneira mais racional e sistemática,
marcada pela exploração vocacional e autoconfiança. À medida que tem oportunidades,
vai reduzindo gradualmente a lista de possibilidades, decidindo por uma
profissão que seja de seu interesse e compatível com suas aptidões. Entretanto,
quanto mais difusa é a identidade do jovem, mais ele tende a evitar a
exploração vocacional por completo, bem como tomar decisões quanto à escolha
profissional. Caso as tome, opta pelo que acredita correto ou conveniente, sem
reflexões mais aprofundadas.
Assim,
percebemos que o desenvolvimento da identidade pessoal (quem eu sou?) tem
íntima relação com a escolha vocacional (quem eu quero ser?) em consonância com
os interesses e habilidades do adolescente (do que eu gosto?).A escolha
ocupacional é, então, o reflexo de como o jovem lida com sua crise de
identidade, lançando mão de suas capacidades em prol de uma atitude
ocupacional. Esta “maneira” de lidar institui, portanto, a identidade
ocupacional, que é um colocar-se no mundo de forma a responder aos anseios,
expectativas e habilidades do “eu” adolescente, resultando na escolha de uma
profissão.
No
desenvolvimento da identidade ocupacional ocorre a análise do “contexto
sociocultural”, das instituições, das organizações existentes, das tecnologias
disponíveis etc...Relacionando-se às oportunidades que os adolescentes podem
vivenciar, significando “quando, onde e como” será a profissão escolhida. O
jovem está, portanto, na etapa da “exploração”, em busca de respostas à escolha
profissional e da definição de seus projetos de vida.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Será
feita uma dinâmica inicial que busca estabelecer um clima de descontração, ela
é conhecida como “Encontrei uma nova profissão”.
Após
esta atividade será feita uma elaboração de cartazes, para finalizar será feita
uma lista de frequência e questionários para obtermos depoimentos dos
adolescentes em relação à intervenção realizada. Para divulgação este evento
será feita a visita à escola.
Projeto Interdisciplinar 2012
Equipe:
Louryssa Gato
Vanusa Marques
Andrei Linhares
Andressa Panassollo e
Carla Trindade
0 comentários: