Images

Competição e conflito


     A competição é um processo tão universal quanto a cooperação. Ela ocorre quando vários indivíduos buscam alcançar um objetivo que pode ser alcançado por todos ou pela sua maioria. Do mesmo modo que a cooperação, a competição tende a ser, na maioria das vezes, não consciente. Mas algumas formas de  competição tendem a ser muito claras para os indivíduos envolvidos nesse processo, como por exemplo, a competição profissional. Ao contrário do conflito a competição é um processo de caráter pacífico
    O conflito tende a ocorrer quando os indivíduos buscam um objetivo que pode ser alcançado por um ou poucos dentre eles, ou, ainda, quando indivíduos de grupos ou categorias sociais tem interesses ou objetivos incompatíveis entre eles. A incompatibilidade de interesses e objetivos, no entanto, não basta para desencadear o conflito. Se há um nível suficiente de satisfação no processo de troca entre categorias sociais com interesses diferentes, a cooperação tende preponderar sobre o conflito potencial. Quando porem, a satisfação de necessidades e interesses desce a níveis muito baixos nesse mesmo processo, o conflito tende a surgir, o mesmo acontecendo quando aumenta o poder de barganha a uma categoria social subalterna. Tudo leva a crer que a consciência dos interesses de classe tende a ser principalmente uma conseqüência da elevação do poder de barganha, ou da extrema depressão do nível de satisfação das necessidades nas classes sociais dominadas.
      Outro fator de inibição do conflito potencial entre categorias sociais detentoras de interesses incompatíveis é a dominação das categorias detentoras da maior participação no processo de distribuição social da riqueza e ,por conseguinte, do poder, mesmo quando é baixo o grau de satistisfação das necessidades e de interesses das categorias sociais situadas em posição inferior na hierarquia social. Ao contrario do que ocorre na competição, no conflito o comportamento de pessoas tende obviamente a ser agressivo.

Postado por: Vanusa F.Marques

0 comentários: