Images

OBSERVAÇÃO NATURALÍSTICA

O ato de observar todos nós temos, pois a curiosidade é algo natural do ser humano. Muitos observam o que querem perceber, por isso, muitos cientistas usam aparelhos complexos, para que certos erros de percepções sejam prevenidos no ato da observação, mesmo assim estamos sujeitos a interpretar as observações conforme as nossas percepções.


     A observação como método de pesquisa, se difere da observação casual do mundo. A observação naturalística é prolongada, cuidadosa e discreta, que pode gerar resultados ou, somente confirmar estereótipos já existentes. Para este tipo de observação são necessários dois observadores independentes, que verifiquem ocorrências e frequências de comportamentos manifestos  em situações  específicas e, chegam  a alguma conclusão condizente com a observação. Estes relatam como ocorre certo comportamento, mas não explicam porque o comportamento foi manifesto.  No entanto desta observação naturalística podemos obter dados que possam ser levados a uma pesquisa cientifica, que é mais rígida e controlada.

   A observação naturalística descreverá o pensamento (se manifesto) e, o comportamento dos organismos. Este é o primeiro passo para a compreensão das manifestações de comportamentos observados nas experimentações.

    Devemos ter uma observação focada, e saber que, não temos a capacidade de observar tudo ao mesmo tempo, pois temos uma atenção seletiva. A reação do participante por estar sendo observado deve, e, é um entrave na condução de qualquer tipo de pesquisa em psicologia. Por isso, é melhor fazer observações em animais do que em humanos, onde a observação naturalística servirá de base para que certos comportamentos sejam comprovados em laboratórios.


Postado por: Vanusa F. Marques

0 comentários: