Images

Lei Delgado Filho e o Futuro da Assistência Psiquiátrica


A Lei Federal Nº 10.216 de 06.04.2001 - dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em Saúde Mental. 
 Clique aqui para fazer o download completo da Lei. 

Postado por Carla Trindade.

Images

Um Breve Histórico dos Contos de Fadas

A maioria das historias conhecidas no Ocidente nasceu na Europa, entre os séculos V e XV. Difundidos oralmente entre os camponeses, os contos ultrapassaram fronteiras e ganharam interpretações diferentes. Através de alguns escritores os contos de fadas passaram a ser escritos.



Entre eles podemos citar Charles Perrault (1629 - 1703); Irmãos Grimm - Jacob (1785 - 183) Wilhelm (1786 - 1859) e Hans Andersen (18 - 1703).

Postado por Andressa Panassollo



Images

A Psicanálise dos Contos de Fadas




Clique aqui para fazer o download completo do livro A Psicologia dos Contos de Fadas de Bruno Bettelhein.
Sinopse: Neste livro o autor faz uma série de análises psicológicas, sob uma abordagem psicanalítica, de diversos contos de fadas, abordando vários aspectos do desenvolvimento psíquico da criança. É um dos clássicos da literatura psicanalítica. Recomendamos!

Postado por Carla Trindade.
Images

Apresentação do Nossa Psiqué






Somos 4 acadêmicas do IV Semestre de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES. Elaboramos esse blog com a intenção de expor nossos trabalhos acadêmicos, compartilhar pesquisas, curiosidades e artigos relacionados à Psicologia. Para compartilhar o conhecimento com os colegas da área. Acadêmicas responsáveis:



  • Alessandra Cabral
  • Andressa Panassollo
  • Carla Trindade
  • Vanusa Marques